GOUVILAR

O crescimento da reabilitação de imóveis antigos tem sido um forte dinamizador do mercado da construção nos últimos anos tendo crescido de forma regular a cada ano passado.
Desde a grande crise de 2008 que este mercado tem vindo a crescer devido à quebra na oferta de casas novas como consequência do desinvestimento dos construtores neste tipo de construção.
A indústria dos materiais de construção viu neste setor a sua oportunidade de dinamizar negócios tendo investido milhões de euros em inovação para adaptar os seus produtos a um tipo de obras com necessidades especificas.
Nos últimos anos surgiram soluções construtivas que permitem realizar trabalhos de reabilitação sem as “dores de cabeça” do antigamente melhorando consideravelmente tanto estética como tecnicamente as condições de habitabilidade de uma casa, veja-se o exemplo dos sistemas de isolamento térmico. Desta forma, o parque habitacional é revitalizado e o que antes estava à beira do colapso volta a ficar novo.
Esta pode ser a oportunidade de revitalizar o interior, seguindo o exemplo daquilo que se tem visto no litoral, dando vida a tantas aldeias e cidades com as suas casas antigas e degradadas.